Com as mochilas às costas e um entusiasmo visível espelhado no rosto, os nossos participantes partiram para a Marina de Peniche. Hoje, era dia de visitar a Berlenga Grande, ter o batismo de mergulho e visitar o Farol da Berlenga.

Antes de chegar às Berlengas, contudo, era preciso fazer a travessia de barco. Sentados no catamarã, a ouvir música ou a conversar, a viagem foi feita de forma calma. No cais da Berlenga Grande, a equipa responsável pelo briefing antes da realização da experiência de mergulho, já se encontrava à nossa espera.

A Berlenga Grande faz parte da Reserva Natural das Berlengas e é a única ilha visitável deste arquipélago. Na ilha, além de se encontrar uma vasta fauna e flora, da qual fazem parte espécies como a cagarra ou a Armeria berlengensis, pode-se visitar o Forte de São João Baptista ou então o Farol da Berlenga, que se situa no ponto mais alto da ilha e tem uma altura de 29 metros.

 

WhatsApp Image 2024 09 05 at 23.28.56

 

Depois de desembarcar, fez-se um semi-círculo para ouvir atentamente todas as instruções que nos iam ser dadas. Não sem antes ouvir uma história sobre como a Semana Tanto Mar e esta experiência impactaram a vida de alguém. “Uma das nossas instrutoras de mergulho há mais de 10 anos participou na Semana Tanto Mar”, partilhou a responsável pelo briefing

Desde como respirar corretamente pela boca por causa da botija, a fazer a despressurização para evitar possíveis dores de ouvidos e aos sinais a utilizar para comunicar com os mergulhadores, a mensagem foi ouvida com muita atenção por todos os participantes para que a experiência corresse na perfeição.

Visita ao farol da Berlenga

O farol da Berlenga ou farol Duque de Bragança, entrou em funcionamento em 1842 e está sob responsabilidade da Autoridade Marítima Nacional. Atualmente, tem dois faroleiros em permanência para desempenhar as funções de manutenção e vigilância desta infra-estrutura, com a equipa a rodar semanalmente ou “quando o tempo e o mar o permitem”, partilhou um dos faroleiros entre risos.

Subindo até ao ponto mais alto da ilha da Berlenga Grande, os participantes ouviram a história do farol, a importância da sua função para a circulação marítima na região e colocaram questões ao faroleiro que os acompanhou até ao topo da estrutura.

 

WhatsApp Image 2024 09 05 at 23.28.54

 

O mergulho

Alternando entre equipas, todos os participantes tiveram a sua oportunidade de experimentar e ter o seu batismo de mergulho. Até uma profundidade de 5 metros, os participantes obtiveram o vislumbre da vida submarina que popula as águas que envolvem a ilha da Berlenga Grande.

No regresso do local do mergulho até ao cais, todos os participantes expressavam o seu espanto com o que tinham acabado de viver. “Foi espetacular”, “parecia que estava noutro planeta”, são exemplos de algumas frases que se ouviram quando os participantes chegaram a terra firme.

 

WhatsApp Image 2024 09 05 at 23.28.53

 

Regressados das Berlengas, os participantes voltaram a ensaiar para a grande gala da Semana Tanto Mar que se realiza amanhã.

O sexto dia da Semana Tanto Mar será passado no edifício CETEMARES.

Continua a acompanhar as atividades nas nossas redes sociais ou em forum.pt.